Saiba como sua telecom pode fechar contratos mais rápido

Saiba o que é, a importância e as vantagens da assinatura eletrônica para empresas telecom que buscam vender mais e mais rápido.

30/08/2021 bowe

O setor de telecomunicações, assim como todos os outros, teve de se adaptar às mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Em março de 2020, quando a pandemia foi declarada no Brasil, as provedoras de banda larga e também as operadoras de celular viram a demanda por seus produtos e serviços aumentar exponencialmente.

Com as orientações para isolamento e distanciamento social, as pessoas se viram obrigadas a ficar em casa, quando o conceito de home office ganhou força, sendo hoje praticado pela maioria das empresas.

Neste cenário, aumentou a adesão do 4G, da internet fibra, veio o 5G, os serviços de streaming ganharam força, e as empresas de telecom precisaram se transformar.

Isso porque, com os clientes em casa durante a maior parte do dia, ficaram mais evidentes alguns problemas como falhas de conexão, instabilidade de sinal, baixa velocidade de banda larga, entre outros.

Além disso, os processos de venda das empresas de telecom também foram prejudicados. Antes da pandemia, os consultores e vendedores tinham o hábito de visitar as pessoas, apertar a mão, olhar no olho, conversar e assim realizar a venda.

Porém, com as restrições, esse trabalho de campo teve que ser paralisado, e as empresas se viram impossibilitadas de continuar com uma de suas principais estratégias de vendas.

A boa notícia é que, através da tecnologia, os negócios do setor telecom conseguiram minimizar os impactos causados pela COVID-19.

E é aí que entra a assinatura eletrônica.

O conceito de assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica funciona como o modelo tradicional, porém, através de meios digitais. 

Esse recurso está, aos poucos, substituindo papel e caneta e levando mais agilidade, praticidade e segurança e menos burocracia às negociações comerciais. 

Ao invés de imprimir, enviar e esperar dias pela assinatura de contratos em papel, com a assinatura eletrônica tudo pode ser feito em poucos minutos pela internet, a qualquer hora, de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo.

Os números da assinatura eletrônica

Se as pessoas utilizam seus celulares para acessar a internet e redes sociais, elas também estão cada vez mais propensas e acostumadas a receber e assinar documentos por esses aparelhos. 

Em 2020, o número de assinaturas eletrônicas emitidas com o certificado ICP-Brasil foi de 6.049.579, um aumento de mais de 10% em comparação com o ano de 2019, quando foram emitidas 5.494.732 assinaturas com este certificado. 

A pandemia impulsionou a adoção da assinatura eletrônica bem como dos documentos digitais, em um cenário onde a digitalização deixou de ser uma opção.

A assinatura eletrônica para empresas telecom

Segundo pesquisa da Teleco, o 4G já representa 73% dos celulares do Brasil, e a fibra se tornou a principal tecnologia de banda larga fixa, com 44% dos acessos até outubro de 2020.

Para suprir a demanda cada vez maior por planos de telefonia e banda larga, as empresas telecom precisam investir em soluções tecnológicas que melhorem a Experiência do Cliente.

E com a assinatura eletrônica, essas organizações conseguem reduzir custos com papel, tinta para impressora e deslocamento de consultores e vendedores, sem abrir mão da confiabilidade e segurança.

Uma plataforma de assinatura eletrônica permite que os consumidores leiam e assinem contratos de telefonia e/ou banda larga sem sair de casa, através de computadores, tablets ou smartphones.

O processo é rápido, fácil e seguro, com validade jurídica, o que garante a credibilidade das informações e assegura tanto os interesses do consumidor como da empresa.

Em poucos minutos e de forma totalmente online, a empresa envia o contrato, o consumidor recebe, lê, assina o documento eletronicamente e pronto, o acordo está firmado.

Além do fechamento do contrato, uma plataforma de assinatura eletrônica facilita também o trabalho das equipes, que dependem de diversas validações para a realização de instalações, vistorias e manutenções em campo.

7 vantagens para o seu negócio

Bom, agora que você já descobriu a importância da assinatura eletrônica para o setor de telecomunicações, conheça suas vantagens.

1. Otimização da experiência do cliente

Como citamos anteriormente, através de uma plataforma de assinatura eletrônica, você vende muito mais rápido e torna o processo bem menos cansativo e, assim, consegue proporcionar uma melhor experiência do cliente, aumentando a retenção, satisfação e fidelização.

2. Aumento da produtividade

Ao invés de imprimir um contrato em papel, enviar ou entregar para o cliente e esperar a devolutiva, com a assinatura eletrônica tudo pode ser feito em poucos minutos, pela internet. Sem mencionar a completa visibilidade do processo em todas as etapas e a capacidade de redirecionar para outras pessoas caso necessário.

3. Aumento da agilidade

Além da sua equipe comercial produzir mais, ela também será mais ágil, realizando vendas com mais rapidez e praticidade, através de soluções que eliminam processos manuais e repetitivos.

4. Diminuição da burocracia

Quando você eliminar tarefas manuais e repetitivas do seu time de vendas, será possível ter uma operação mais simples, tanto para os seus vendedores e consultores quanto para os seus clientes.

5. Maior lucratividade

Chega de perder vendas por atender apenas no horário comercial. Com uma plataforma de assinatura eletrônica, a conciliação de horários não será mais um problema e você poderá fechar negócios 24h por dia, 7 dias por semana.

6. Maior economia

Fazendo uso da assinatura eletrônica, você cortará despesas com cartório, motoboy, papel, tinta para impressão, caixas arquivo, infraestrutura para armazenamento de documentos etc.

7. Maior segurança

Falsificar a grafia de uma assinatura em papel pode ser simples, diferente da assinatura eletrônica, que conta com diversas medidas de segurança como senhas, voz, SMS, token e validade jurídica em todo o território nacional (MP 2200-2/2001).

Adobe Sign, a assinatura eletrônica da Adobe

Com Adobe Sign, você cria, envia e recebe documentos digitais assinados com agilidade e segurança. 

Aproveite a integração nativa com Microsoft, Salesforce, Work Day, entre outros softwares, além de mais de 70 integrações entre CRMs e ERPs para simplificar processos na sua área de Vendas, RH, Compras, Jurídico etc.

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