A assinatura eletrônica é segura? Descubra aqui

A assinatura eletrônica é mais segura que a assinatura tradicional, feita com papel e caneta. E nós podemos provar. Leia nosso artigo no Blog PARS e confira!

04/03/2021 bowe

Sim! E podemos provar. A assinatura eletrônica, aliás, é mais segura que a assinatura tradicional, feita com papel e caneta, pois essa pode ser facilmente reproduzida e fraudada.

Neste artigo, vamos mostrar como a assinatura eletrônica garante a sua segurança dos dados e de seus clientes, parceiros e fornecedores, além da precisão das informações de propostas, contratos e outros documentos digitais.

O que é a assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica funciona como o modelo tradicional, porém, através de meios digitais. Esse recurso está, aos poucos, substituindo papel e caneta e levando mais agilidade, praticidade e segurança às negociações comerciais. 

Ao invés de imprimir, enviar e esperar dias pela assinatura de contratos em papel, com a assinatura eletrônica tudo pode ser feito em poucos minutos pela internet, a qualquer hora, de qualquer lugar, e a partir de qualquer dispositivo.

A validade jurídica da assinatura eletrônica

No Brasil, a assinatura eletrônica é regulamentada pela Medida Provisória 2200-2/2001. A MP atesta que esse tipo de assinatura tem a mesma validade jurídica da assinatura tradicional, em papel.

Ela prevê que os documentos assinados eletronicamente devem cumprir três princípios:

1. Autenticidade: ter suas partes autenticadas ou identificadas para garantir que quem assinou é realmente essa pessoa.

2. Integridade: garantir que o documento seja armazenado de forma que não sofra alterações e que possa ser consultado no futuro.

3. Não repúdio: que as partes concordem que a assinatura do documento será feita eletronicamente e que não possa ser questionado posteriormente.

As medidas de segurança

A autenticidade, integridade e o não repúdio da assinatura eletrônica são requisitos garantidos por diversos recursos que aumentam sua segurança como: 

  • Senhas
  • Tokens
  • SMS
  • Voz
  • E-mails de confirmação
  • Endereço de IP do aparelho usado
  • Foto do usuário
  • Geolocalização
  • Entre outros

Vale destacar que todo documento assinado eletronicamente fica registrado, salvo na nuvem, como se estivessem guardadas em um cofre, só que digital. 

Esse armazenamento permite que as partes envolvidas acessem seus arquivos a qualquer momento.

A desburocratização

Em junho de 2020, foi publicada a Medida Provisória (MP) nº 983, que desburocratiza as assinaturas eletrônicas de documentos para ampliar o acesso a serviços públicos digitais. 

A MP criou dois novos tipos de assinatura eletrônica: a simples e a avançada

A assinatura simples se destina a transações de baixo risco que não envolvam informações protegidas por sigilo.

Já a assinatura avançada se aplica a processos e transações com o poder público; ela garante o acesso exclusivo do titular e permite o rastreamento de alterações feitas no documento assinado. 

A assinatura avançada poderá ser usada, por exemplo, no processo de abertura, alteração e fechamento de empresas. 

A assinatura eletrônica qualificada continua com o processo de emissão pelo certificado ICP-Brasil.

A MP torna ainda mais simples o uso da assinatura eletrônica, inclusive pelo poder público, que aderiu de vez ao recurso.

Conheça Adobe Sign

Adobe Sign é uma plataforma de assinatura eletrônica mais fácil, com muito mais integrações, a melhor classificação do mercado e fluxo de trabalho simplificado. 

  • Crie, envie e receba documentos digitais assinados 
  • Assine e obtenha assinaturas de forma rápida e fácil 
  • Acompanhe o status da assinatura em tempo real 
  • Trabalhe pelo navegador ou dispositivo móvel 
  • Simplifique sua gestão de documentos 
  • Integre seus sistemas e automatize processos 
  • Cumpra as leis e garanta sua segurança jurídica 
  • Proteja seus dados e de todos os seus clientes

Muito mais do que assinatura eletrônica

Adobe Sign é melhor porque tem muito mais benefícios.

Economize tempo: prepare e envie documentos de venda e contratos para assinatura eletrônica de maneira rápida e fácil. 

Trabalhe onde quiser: assine documentos digitalmente e obtenha assinaturas usando um navegador ou dispositivo móvel.

Rastreie e gerencie: envie lembretes e acompanhe o status da assinatura dos seus documentos em tempo real. 

Otimize seus fluxos: use ferramentas simples para definir etapas de assinatura, documentos, participantes e muito mais. 

Integre mais: use integrações e APIs prontas para integrar a assinatura eletrônica aos seus processos e sistemas. 

Cumpra as leis: crie processos de assinatura eletrônica de ponta a ponta que garantem a conformidade com as leis. 

Autentique assinantes: use autenticações de um ou vários fatores ou IDs digitais para verificar as identidades dos assinantes. 

Incorpore formulários: publique formulários no seu site para que os clientes possam assinar contratos facilmente. 

Colete + assinaturas: envie documentos para muitas pessoas com versões personalizadas para cada uma delas.

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