Assinatura eletrônica: o pontapé para a transformação da sua empresa

Quando falamos em transformação digital, não tem como deixar de lado a assinatura eletrônica, um recurso obrigatório para empresas que desejam se modernizar e aproveitar todas as suas possibilidades. Segunda pesquisa da Avanade, as empresas digitais têm receitas até 70%…

29/06/2020 bowe

Quando falamos em transformação digital, não tem como deixar de lado a assinatura eletrônica, um recurso obrigatório para empresas que desejam se modernizar e aproveitar todas as suas possibilidades.

Segunda pesquisa da Avanade, as empresas digitais têm receitas até 70% maiores e funcionários até 78% mais produtivos quando comparadas com negócios sem investimento no digital.

Neste artigo, você confere o que é, os tipos, os números e as vantagens da assinatura eletrônica para o seu negócio. Aproveite a leitura!

O que é assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica funciona como o modelo tradicional, porém, através de meios digitais. Esse recurso está, aos poucos, substituindo papel e caneta e levando mais agilidade, praticidade e segurança e menos burocracia às negociações comerciais.

Ao invés de imprimir, enviar e esperar dias pela assinatura de contratos em papel, com a assinatura eletrônica tudo pode ser feito em poucos minutos pela internet, a qualquer hora, de qualquer lugar, e a partir de qualquer dispositivo.

Assinatura eletrônica x assinatura digital: quais as diferenças?

A assinatura digital exige o uso do certificado digital ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Neste modelo de autenticação, existem duas chaves criptográficas, uma pública e uma privada. A chave pública fica com a Autoridade Certificadora e a privada com o usuário.

A assinatura digital aparece como obrigatória no caso de emissão de nota fiscal eletrônica. Esse tipo de assinatura é um pouco mais complexo porque o certificado digital emitido precisa ser homologado por uma instituição oficial.

Já a assinatura eletrônica é mais simples, e tem sua autenticidade garantida por recursos como senhas, voz, SMS, token, e-mail, endereço IP, foto do assinante e até localização geográfica.

Vale lembrar que ambas as assinaturas são seguras e têm validade jurídica, assim como as assinaturas em papel. A Medida Provisória 2200-2/2001 atesta a confiabilidade das assinaturas online.

Os números no Brasil

Confira o número de certificados digitais emitidos pela ICP-Brasil nos últimos anos:

2017 – 3.587.733 

2018 – 4.416.398 – Aumento de 23,10% 

2019 – 5.494.732 – Aumento de 24,41% 

Em 2020, o mês de janeiro bateu recorde, com quase 500 mil certificados emitidos. Em fevereiro, foram 434.696 e em março 338.196. Ao todo, no 1º semestre foram emitidos 1.264.802. 

Para 2020, devem passar de 6,3 milhões, segundo a ICP Brasil

As pesquisas revelam uma forte tendência de crescimento e mostram que as pessoas e as empresas estão cada vez mais acostumadas em fechar negócios com a assinatura eletrônica.

7 vantagens da assinatura eletrônica para as empresas

Bom, à essa altura, você já deve estar imaginando alguns dos benefícios da assinatura eletrônica. Confira, portanto, os principais ganhos que o seu negócio pode ter com esse recurso.

1. Produtividade

A assinatura eletrônica otimiza o trabalho do seu departamento comercial. Ao invés de imprimir um contrato em papel, enviar para o cliente e esperar a devolutiva pelos Correios, tudo pode ser feito em poucos minutos, pela internet. 

Sem mencionar a completa visibilidade do processo em todas as etapas, e a capacidade de redirecionar para outras pessoas caso necessário.

2. Agilidade

Além da sua equipe comercial produzir mais, ela também será mais ágil, realizando vendas com mais rapidez e praticidade, através de soluções que eliminam processos manuais e repetitivos.

3. Desburocratização

Quando você eliminar tarefas manuais e repetitivas do seu time de vendas, será possível ter uma operação mais simples, tanto para os seus vendedores e consultores como para os clientes.

4. Lucratividade

Chega de perder vendas por atender apenas no horário comercial. A conciliação de horários não será mais um problema e você verá seu lucro crescer, porque poderá fechar negócios 24h por dia, 7 dias por semana.

5. Economia

Fazendo uso da assinatura, você cortará despesas com cartório, motoboy, papel, tinta para impressão, caixas-arquivos, infraestrutura para armazenamento de documentos etc.

6. Segurança

Falsificar a grafia de uma assinatura em papel pode ser simples, diferente da assinatura eletrônica, que conta com diversas medidas de segurança como senhas, voz, SMS, token e validade jurídica em todo o território nacional (MP 2200-2/2001).

7. Experiência do cliente

Através da assinatura eletrônica, você vende muito mais rápido e torna o processo bem menos cansativo, e assim consegue proporcionar uma melhor experiência do cliente e o aumento da fidelização ao seu negócio.

Conheça Adobe Sign: assinatura eletrônica com agilidade

Adobe Sign é uma plataforma de assinatura eletrônica mais fácil, com muito mais integrações, a melhor classificação do mercado e fluxo de trabalho simplificado. 

Seja mais produtivo automatizando assinaturas e aprovações. Reduza o ciclo de vendas e feche mais negócios. Otimize a experiência do cliente e venda mais. 

PARS é o seu distribuidor autorizado Adobe. Compre o melhor produto com o melhor atendimento. 

Clique aqui e saiba mais sobre Adobe Sign.


Cadastre-se em nossa newsletter!

Receba nossos conteúdos em primeira mão
e fique por dentro de todas as nossas novidades.