Home office: como aumentar a colaboração entre seus funcionários

O home office veio para ficar. Saiba como aumentar a colaboração entre os seus funcionários e elevar a produtividade da sua empresa.

15/06/2020 Pars

A pandemia do novo coronavírus impulsionou o modelo de home office nas empresas. A necessidade de distanciamento social fez os negócios repensarem o trabalho remoto.

Empresas digitais, já acostumadas com o trabalho a distância, não sentiram os efeitos das restrições, porém, corporações tradicionais e conservadores enfrentaram dificuldades para realizar a transição.

O fato é que o home office veio para ficar. O Brasil, que caminhava a passos lentos nesse sentido, precisou correr, e agora a mobilidade corporativa é prioridade para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

As empresas querem adotar o home office

Segundo pesquisa realizada pela consultoria Cushman & Wakefield, 73,8% das empresas multinacionais que atuam no Brasil pretendem adotar o home office como prática definitiva no país, após a pandemia do novo coronavírus. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com 122 executivos dessas companhias.

Os profissionais também

De acordo com levantamento da Robert Half, 86% dos profissionais entrevistados gostariam de trabalhar remotamente com mais frequência quando as restrições de permanecer em casa forem flexibilizadas. 

A pesquisa foi feita de 4 a 21 de maio de 2020 e inclui respostas de mais de 800 trabalhadores com 18 anos ou mais, empregados nos escritórios brasileiros.

Os prós e contras do home office

O trabalho remoto deixou de ser assunto proibido nas empresas. A pandemia impulsionou a transição do físico para o digital. Os negócios perceberam as vantagens do home office e, apesar da dificuldade de comunicação ser citada como ponto negativo, os benefícios para os colaboradores se sobressaem.

Economia de tempo e dinheiro com deslocamento; menos estresse; menos interrupções comuns ao ambiente de trabalho; mais concentração; mais foco; mais qualidade de vida; mais satisfação; mais entregas; mais produtividade.

Para as empresas, os prós são: redução de custos com insumos como café, açúcar, papel higiênico, folhas de impressão e toner de tinta, conta de água e energia, aluguel, internet, vale transporte.

Como adotar o home office no seu negócio

Para trabalhar remotamente, as ferramentas SaaS (Software as a Service) são a melhor opção. Com aplicações SaaS, os seus funcionários podem acessar CRM, ERP, e-mail, servidor e outros aplicativos na nuvem, quando e onde quiser.

A computação em nuvem permite que todos os seus colaboradores criem, editem e compartilhem arquivos, planilhas, documentos e registros importantes, sem dificuldade, em tempo real.

Para empresas com servidores físicos, é possível utilizar um serviço de VPN, que possibilita a conectividade dos colaboradores com o servidor da empresa. Assim, eles podem obter os dados e informações que precisam, de qualquer lugar.

Ferramentas colaborativas para home office

Conheça as principais ferramentas de colaboração para garantir o sucesso do home office na sua empresa.

Armazenamento

Para que você possa armazenar e compartilhar documentos entre sua equipe em home office, a opção ideal são os drives compartilhados, que permitem o acesso de todos os seus funcionários, ao mesmo tempo.

Você pode controlar o acesso, para que apenas pessoas autorizadas possam acessar, criar e editar arquivos, evitando vazamento ou perda de arquivos importantes e confidenciais.

Algumas opções são: Google Drive; Dropbox; OneDrive.

Videoconferências

As reuniões constantes são essenciais para manter o alinhamento entre as equipes. Por isso, as videoconferências são de extrema importância.

Até porque, nem sempre um e-mail ou recado em aplicativo de mensagem é o bastante para tratar de assuntos que sejam mais complexos ou urgentes.

Existem ferramentas gratuitas com alta qualidade de imagem e som, que permitem o compartilhamento de tela e arquivos, entre outros recursos.

Algumas opções são: Google Meet; Microsoft Teams; Skype.

Gestão de projetos

As ferramentas de gestão de projetos permitem que os gestores saibam quais são as tarefas pendentes, os prazos de entrega e quem são os colaboradores responsáveis pela execução. 

Essas soluções têm dashboards completas para que os gestores acompanhem o desenvolvimento de cada projeto de maneira rápida e fácil.

Algumas opções são: Trello; Operand; Asana.

Aumente a colaboração com o Pacote Adobe

A Adobe é referência mundial em criação e documentação. Conheça quatro soluções para aumentar a colaboração entre os seus funcionários:

Adobe Document Cloud: você conectado com seu time através de fluxos de documentos simplificados e eficientes, em qualquer dispositivo e de qualquer lugar.

Adobe Sign: assinatura eletrônica com agilidade. Adobe Sign é mais fácil, tem mais integrações, a melhor classificação e fluxo de trabalho superior.

Adobe Creative Cloud: mais de 20 programas para criação e edição de conteúdo para profissionais de fotografia, design, vídeo, web e muitos outros. 

Adobe Stock: um banco de ativos criado por criativos, para criativos. Encontre milhões de imagens, vídeos, animações e muito mais com facilidade e rapidez.

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