Decathlon anuncia bicicleta ecológica impressa em 3D com software da Autodesk

A bike leve é feita com materiais mais ecológicos, mantendo a durabilidade LEITURA RÁPIDA A Decathlon anunciou que está trabalhando no desenvolvimento de uma bicicleta leve e ecológicaEssa é uma parceria com o software Autodesk Fusion 360O objetivo é diminuir…

22/12/2020 leandro.paradiso

A bike leve é feita com materiais mais ecológicos, mantendo a durabilidade

LEITURA RÁPIDA

  • A Decathlon anunciou que está trabalhando no desenvolvimento de uma bicicleta leve e ecológica
  • Essa é uma parceria com o software Autodesk Fusion 360
  • O objetivo é diminuir o uso de materiais de difícil reciclagem, que causam muitos impactos ambientais
  • O material desenvolvido pela empresa é altamente ecológico e promete ser resistente, sem perder a qualidade
  • Ainda não se sabe quando esses modelos de bike vão começar a ser distribuídos

Decathlon anunciou que está trabalhando no desenvolvimento de uma bicicleta leve e ecológica. A bike será feita usando o software Autodesk Fusion 360. Isso significa que ela usará uma impressora 3D para ser construída. Isso permite maior adaptação a diferentes usuários, com necessidades específicas. O objetivo é tornar o processo de fabricação ainda mais ecológico que os modelos padrões de produção.

Autodesk
Decathlon

Um dos principais objetivos de usar uma impressora 3D é o uso de materiais não muito comuns para a indústria. A empresa informa que projetou, produziu, e identificou componentes protótipos performáticos e ecologicamente corretos, para evitar a fibra de carbono. Esse é o material mais comum usado em bicicletas leves, que mantém o alto desempenho. O motivo por evitar usar o componente é por ele ser altamente poluente e difícil de ser reciclado.

A impressão das bicicletas em 3D visa não somente reduzir o uso de matérias prima, como também o uso excessivo de transportes de carga necessários para fazer a entrega das bicicletas. Não apenas a fabricação das peças foi pensada para reduzir o impacto ambiental, como também em toda a cadeia que a cerca.

“A tecnologia Autodesk desempenhou um papel fundamental para ajudar projetistas e engenheiros da Decathlon a repensar o novo possível e ampliar o leque de opções que eles consideraram para esta bicicleta. O projeto de bicicleta da Decathlon ilustra perfeitamente as contribuições fundamentais que o design generativo pode oferecer ao processo criativo dos designers. Com a ajuda das ferramentas Autodesk, a Decathlon combinou inteligência artificial e criatividade humana para perseguir metas de sustentabilidade e desempenho que atendam às altas expectativas dos consumidores. O projeto também possibilitou que os designers se familiarizassem com novas tecnologias de design e fabricação que criarão os produtos do futuro”
– Scott Reese, vice-presidente sênior da Autodesk

A bicicleta é uma parceria entre a Decathlon e a Autodesk. A empresa informa que esse é um dos primeiros projetos para o futuro.  “essa tecnologia nos permite ir ainda mais longe, porque nos poupa tempo, torna os produtos melhores e, acima de tudo – este é um ponto muito importante -, mantém as pessoas no centro do processo de criação”, afirma charles Cambianica, membro da equipe de Design Avançado da Decathlon.

O Autodesk usa Inteligência Artificial (IA) para identificar inúmeras possibilidades de soluções para cada problema informado. A tecnologia é alimentada pelo software Fusion 360, com algoritmos, aprendizado de máquina e geometria computacional para gerar os resultados. O designer de cada projeto pode usar a tecnologia para desenvolver o seu projeto de forma particular.

Ainda não foi informado quando as novas bicicletas vão começar a ser distribuídas. 


Cadastre-se em nossa newsletter!

Receba nossos conteúdos em primeira mão
e fique por dentro de todas as nossas novidades.