Saiba como abandonar os papéis com uma plataforma de assinatura eletrônica

Saiba porque abandonar os papéis, o que é assinatura eletrônica e como o seu negócio pode ser mais digital com a ferramenta certa.

25/02/2021 Pars

Com a transformação digital, os papéis começaram a ser substituídos pelos documentos digitais. E para que as empresas pudessem firmar contratos e enviar propostas online, surgiu a assinatura eletrônica.

A assinatura eletrônica ainda é vista por muitos como algo exclusivo para assinar, enviar e receber documentos assinados digitalmente. Porém, uma plataforma de assinatura eletrônica permite muito mais do que isso.

Neste artigo, você vai saber a importância de abandonar os papéis, o que é assinatura eletrônica e como o seu negócio pode ser mais digital com a ferramenta certa.

Aproveite a leitura!

A importância de abandonar os papéis

O papel é o terceiro maior poluidor industrial de ar, água e solo. Com alvejantes à base de cloro sendo usados ​​durante a sua produção, diversos materiais tóxicos são liberados no ar, no abastecimento de água e no solo.

A produção de uma tonelada de papel emite 1,5 tonelada de CO². Além disso, o transporte de árvores e do próprio papel exige a queima de combustível pelos caminhões, o que aumenta ainda mais a poluição do ar. 

E para se produzir uma folha de papel, são necessários até dois copos de água. Em um momento onde falta água em diversas partes do mundo, abolir o papel das empresas parece uma boa ideia, não é mesmo?

O que é assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica funciona como o modelo tradicional, porém, através de meios digitais. Esse recurso está, aos poucos, substituindo papel e caneta e levando mais agilidade, praticidade e segurança e menos burocracia às negociações comerciais.

Ao invés de imprimir, enviar e esperar dias pela assinatura de contratos em papel, com a assinatura eletrônica tudo pode ser feito em poucos minutos pela internet, a qualquer hora, de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo.

As possibilidades da assinatura eletrônica

Confira alguns dos exemplos de uso de uma plataforma de assinatura eletrônica em diferentes áreas do seu negócio.

Melhore os resultados da sua equipe de Vendas

Com uma plataforma de assinatura eletrônica, você otimiza as atividades burocráticas dos seus vendedores e ganha tempo para vender mais. E ainda aproveita integração com os principais CRMs do mercado para envio automatizado e simplificado de propostas e contratos digitais.

  • PDFs organizados 
  • Cotações e orçamentos 
  • Contratos e propostas 
  • Formulários diversos

Gerencie melhor seu setor de RH

Torne seus processos de contratação mais ágeis substituindo papéis por uma experiência totalmente digital e online com a assinatura eletrônica.

  • Recrutamento e seleção
  • Formulários de inscrição 
  • Integração de formulários de admissão
  • Assinatura de termos relacionados às políticas da empresa

Organize sua área de Compras

Garanta a entrega adequada no local certo, na hora certa, com fluxos de trabalho digitais e inteligentes. 

  • Gestão de contratos e fornecedores
  • Gestão de orçamentos 
  • Organização de RFPs
  • Formulários de cadastro com novos fornecedores 

Torne seu Jurídico mais eficiente

Organize de maneira eficiente o fluxo de validação dos seus documentos e ganhe tempo na coleta de assinaturas. Tudo sem papel.

  • Acordos Non Disclosure (NDA) 
  • Contratos comerciais 
  • Contratos com parceiros e fornecedores 
  • Documentos eletrônicos

As vantagens de uma plataforma de assinatura eletrônica

Confira os principais ganhos que o seu negócio pode ter com esse recurso.

Produtividade: ao invés de imprimir um contrato em papel, enviar para o cliente e esperar a devolutiva pelos Correios, tudo pode ser feito em poucos minutos, pela internet. Sem mencionar a completa visibilidade do processo em todas as etapas, e a capacidade de redirecionar para outras pessoas caso necessário.

Agilidade: além da sua equipe comercial produzir mais, ela também será mais ágil, realizando vendas com mais rapidez e praticidade, através de soluções que eliminam processos manuais e repetitivos.

Desburocratização: quando você eliminar tarefas manuais e repetitivas do seu time de vendas, será possível ter uma operação mais simples, tanto para os seus vendedores e consultores como para os clientes.

Lucratividade: chega de perder vendas por atender apenas no horário comercial. Por exemplo, a conciliação de horários não será mais um problema e você verá seu lucro crescer, porque poderá fechar negócios 24h por dia, 7 dias por semana.

Economia: fazendo uso da assinatura eletrônica, você cortará despesas com cartório, motoboy, papel, tinta para impressão, caixas arquivo, infraestrutura para armazenamento de documentos etc.

Segurança: falsificar a grafia de uma assinatura em papel pode ser simples, diferente da assinatura eletrônica, que conta com diversas medidas de segurança como senhas, voz, SMS, token e validade jurídica em todo o território nacional (MP 2200-2/2001).

Experiência do cliente: Nesse sentido a assinatura eletrônica, você vende muito mais rápido e torna o processo bem menos cansativo, e assim consegue proporcionar uma melhor experiência do cliente e o aumento da fidelização ao seu negócio.

Adobe Sign: muito mais do que assinatura eletrônica

Com Adobe Sign, você cria, envia e recebe documentos digitais assinados com agilidade e segurança. Aproveite integração nativa com Microsoft, Salesforce, Work Day, entre outros softwares, além de mais de 70 integrações entre CRMs e ERPs para simplificar processos na sua área de Vendas, RH, Compras, Jurídico etc.

Quer saber mais? Acesse o site.


Cadastre-se em nossa newsletter!

Receba nossos conteúdos em primeira mão
e fique por dentro de todas as nossas novidades.