Simplifique sua gestão de contratos com Adobe Document Cloud

A gestão de contratos é um processo administrativo essencial, principalmente para médias e grandes empresas com alto volume de transações. O problema é que, no Brasil, essa é uma atividade pouco explorada. Segundo pesquisa da Associação Nacional de Gestores de…

03/12/2020 bowe

A gestão de contratos é um processo administrativo essencial, principalmente para médias e grandes empresas com alto volume de transações. O problema é que, no Brasil, essa é uma atividade pouco explorada.

Segundo pesquisa da Associação Nacional de Gestores de Contratos (ANGC), 90% das empresas não têm uma gestão de contratos eficiente, 75% não fazem monitoramento de contratos e 90% fazem esse gerenciamento apenas por e-mail.

Outro levantamento, da International Association for Contract & Commercial Management (IACCM), revelou que profissionais da área administrativa gastam em média 50% do tempo criando e preparando contratos.

O que é gestão de contratos?

Gestão de contratos envolve a criação, execução, análise e gerenciamento de todo e qualquer documento que sirva para firmar um acordo entre uma empresa e seus clientes, fornecedores e até colaboradores.

Essa prática tem o objetivo de monitorar todo o ciclo de vida de um contrato, sendo imprescindível para a realização do acompanhamento bem como o cumprimento das obrigações estabelecidas entre as duas partes.

Em negócios com grande quantidade de contratos, costuma existir a figura do Gestor de Contratos, que é o profissional responsável por desempenhar todas as funções atreladas ao cargo.

Nos dias de hoje, porém, a tecnologia simplificou essa tarefa. Existem no mercado diversas ferramentas e plataformas capazes de automatizar processos para tornar a gestão mais simples e rápida.

Tempos atrás, o fato de os contratos serem em papel tornava esse processo caótico. Atualmente, felizmente temos os contratos eletrônicos, ou digitais, dominando as relações comerciais.

O fato é que esta é uma atividade essencial para as empresas.

A importância da gestão de contratos

Um estudo, também da IACCM, mostrou que mais de 9% da receita de uma empresa pode ser perdida devido a má gestão de contratos. E isso já prova a importância dessa atividade para os cofres dos negócios.

A gestão de contratos também é essencial para que as corporações tenham o devido controle sobre obrigações, responsabilidades e datas cruciais, como renovações e expirações de acordos firmados.

Esse processo serve também para controlar serviços prestados e recebidos, vendas a longo prazo, compras com fornecedores e parceiros, assim como entradas e saídas do caixa.

O gerenciamento de contratos se torna ainda mais importante para que as empresas não sofram prejuízos financeiros por negligência ou erros na administração de suas relações jurídicas. 

Por tudo isso, pode-se afirmar que a gestão de contratos não é apenas importante, mas sim estratégica para a saúde e o sucesso de um negócio.

Como fazer uma boa gestão de contratos?

Confira algumas dicas simples e valiosas para não errar no básico.

Já comece com contratos eletrônicos: chega de usar papel, né? Em pleno 2020, sua empresa não pode mais perder tempo e dinheiro com papel, tinta para impressão, motoboy, cartório etc.

Atente-se ao ciclo de vida e prazos: é preciso mapear todas as fases do contrato desde a elaboração, revisão, formalização, execução e finalização. Assim, nenhuma cláusula pegará você de surpresa.

Revise-os constantemente: monitore constantemente todos os pontos do acordo firmado para evitar perdas em caso de imprevistos e situações extraordinárias, que podem acontecer.

Acompanhe o cumprimento: para que ambas as partes estejam satisfeitas, garanta o cumprimento de todas as obrigações estabelecidas para evitar sanções jurídicas.

Os benefícios de uma boa gestão de contratos

São diversas as vantagens de realizar uma gestão de contratos eficiente. E claro, todas elas são relacionadas ao gerenciamento eletrônico. Confira abaixo!

Redução de custos

Além de economizar com insumos, uma gestão de contratos eletrônicos aumenta a produtividade dos funcionários, aumentando os ganhos da empresa bem como sua margem de lucro. E qual negócio não quer lucrar mais, gastando menos?

Redução de erros

Uma plataforma eletrônica de gestão de contratos diminui erros humanos, uma vez que reduz a necessidade de tarefas manuais, demoradas e repetitivas por parte dos funcionários.

Otimização do tempo

Com uma ferramenta de gestão de contratos, as equipes administrativas conseguem focar em outras tarefas estratégicas que agreguem valor ao negócio, sem investir tempo demais em atividades burocráticas.

Faça sua gestão de contratos com Adobe Document Cloud

Com Adobe Document Cloud, você cria, edita e gerencia documentos digitais, em tempo real, a partir de qualquer dispositivos, onde e quando quiser. 

Tudo isso com máxima segurança para garantir a proteção de dados do seu negócio e de seus clientes.

Você pode criar fluxos de trabalho automatizados para simplificar o acompanhamento de seus processos internos, inclusive de seus contratos.

E ainda manter em segurança documentos finalizados em qualquer sistema de armazenamento para acesso fácil e rápido.

Com Adobe Document Cloud, você simplifica e automatiza sua gestão de contratos.

Acesse nosso site e saiba mais!

gestão de contratos

Cadastre-se em nossa newsletter!

Receba nossos conteúdos em primeira mão
e fique por dentro de todas as nossas novidades.