Metodologia AWP: o que é e quais são seus 5 principais benefícios?

Na maioria das vezes, os projetos de construção estouram o orçamento e não cumprem o cronograma. E as falhas não param por aí. São problemas que vão desde problemas de comunicação, escopo mal definido e processos mal desenhados a gestão…

22/01/2021 guilherme.custodio

Na maioria das vezes, os projetos de construção estouram o orçamento e não cumprem o cronograma. E as falhas não param por aí. São problemas que vão desde problemas de comunicação, escopo mal definido e processos mal desenhados a gestão improdutiva, do micro ao macro-gerenciamento passando por falta de marcos.

Sendo assim, cada vez mais, a indústria da construção civil pede por uma abordagem mais eficaz para gerenciar e executar projetos.

A boa notícia é que essa abordagem existe e tem nome: metodologia AWP (Advanced Work Packaging).

Uma pesquisa conduzida pelo Construction Industry Institute (CII) descobriu que os projetos que utilizam AWP diminuíram o custo total de instalação em até 10% e aumentaram a produtividade na obra em até 25%.

Em um webcast recente da ENR, os painelistas Connie McLaughlin, gerente de operações KBR e Olfa Hamdi, CEO da Concord Project Technologies Inc., compartilharam como, independentemente do tamanho do projeto, a implementação do AWP alinha as partes interessadas, levando a melhores resultados, como retrabalho reduzido, melhor desempenho de segurança e melhor visibilidade e previsibilidade dos projetos.

O que é AWP?

AWP (Advanced Work Packaging) é uma metodologia de trabalho que aborda o projeto a partir do seu fim que, implementado corretamente, pode ter um impacto profundo em seu resultado.

É fundamental para a boa execução da AWP que os responsáveis pela construção estejam envolvidos com o projeto desde o princípio.

Durante sessões de planejamento interativo, a equipe divide o escopo do projeto em áreas geográficas de construção. Uma data de início é definida para cada área, estipulando o tempo e o sequenciamento para as tarefas de upstream e a conclusão das entregas. Isso é conhecido como Path of Construction ou Caminho da Construção (PoC).

As entregas da Engenharia e do Supply Chain são organizadas em pacotes de trabalho específicos alinhados com o PoC, fornecendo visibilidade sobre sua integridade e antecipando quaisquer barreiras ou restrições que impeçam seu progresso, como, por exemplo, a entrega de equipamentos que podem atrapalhar o prazo do projeto.

À medida que esses pacotes de trabalho amadurecem, as entregas Issued for Construction (IFC), desenhos e documentos revisados, chegam aos Construction Work Packages (CWP).

O WorkFace Planning (WFP) é o processo de decompor um  Construction Work Package  (CWP) em uma lista de pendências que são entregues no campo de trabalho e executados pelo mestre de obras.

Criando um impacto positivo em seus negócios com a metodologia AWP

Além de aumentar a produtividade e a visibilidade do projeto, Hamdi e McLaughlin destacaram várias razões pelas quais as empresas estão dando um salto de qualidade implementando a AWP:

Maior segurança no local de trabalho

A segurança na obra está relacionada a vários fatores, sendo um deles uma construção imprevisível. Muitos incidentes de segurança são atribuídos ao trabalho não planejado.

Com a AWP, você pode levar as informações certas às pessoas certas no momento certo. Ter modelos 3D e outras documentações de projeto facilmente acessíveis na frente de trabalho permite que as equipes se planejem melhor e mantém os supervisores no campo realmente supervisionando, no lugar de ficar fazendo viagens frequentes ao escritório da construção.

Melhor gerenciamento de projetos

Outro benefício do AWP é um gerenciamento aprimorado de projetos que leva em conta as mudanças no design no início do processo, antes de chegar à obra. Ao traçar um cronograma, ele define expectativas claras e permite uma melhor tomada de decisão entre as partes interessadas do projeto.

Maior previsibilidade

A AWP reduz o risco à medida que as partes interessadas concordam com o sequenciamento e o escopo do projeto logo no início. Ao estabelecer o planejamento em todo o ciclo de vida do projeto, as equipes podem prever melhor os custos e o cronograma para otimizar a execução na obra.

Melhor coordenação e colaboração

Os projetos que utilizam a metodologia AWP criam mais organização e visibilidade na documentação do projeto, desde pedidos de compra a desenhos e planilhas de dados. Atribuir a cada documento numerações relacionadas ao pacote o qual o material está associado ajuda na identificação rápida.

Menos pedidos de alteração

Com um escopo de projeto definido no início do projeto, os pacotes são mais detalhados, levando a menos pedidos de alteração, já que todos os envolvidos estão alinhados com o planejamento.

Como começar a usar a AWP?

Ao se alinhar com as partes interessadas sobre o uso da AWP no início do projeto, é possível criar um cronograma e um caminho claro para a construção. Um cronograma claro cria a uma maior responsabilidade e transparência entre as equipes, levando a menos retrabalho, locais de trabalho mais seguros e resultados mais previsíveis.

A AWP é uma mudança cultural e é essencial entender onde sua organização está antes de implementá-la.

A primeira etapa é entender a maturidade da sua empresa quando se trata de planejamento, engenharia e construção e ter conversas francas com os executivos para que eles comprem e forneçam recursos para a implementação adequada.

Certifique-se de comunicar também os benefícios do AWP e o que é exigido das partes interessadas do projeto para tornar bem-sucedida a implementação de uma nova metodologia de gerenciamento de projeto.

Autor: Renan Silva – Vendedor Técnico de produtos Autodesk da linha de manufatura na PARS . Possui mais de 10 anos na indústria de papel e celulose, atuando no desenvolvimento de produtos, sistemas, processos e soluções de alto desempenho para tratamento de efluentes e resíduos industriais em todo território da América Latina. As principais expertises são voltadas para o desenvolvimento de P&ID e prototipagem 3D de plantas industriais.

Conteúdo Original: AUSTIN, Cody. 5 Benefits of Advanced Work Packaging and How to Get Started. Autodesk Construction Cloud, 2020. Disponível em:


Cadastre-se em nossa newsletter!

Receba nossos conteúdos em primeira mão
e fique por dentro de todas as nossas novidades.