O Maya mais poderoso até agora

Seu conjunto de ferramentas maior O USD esta perfeitamente integrado, permitindo que você carregue e edite grandes conjuntos de dados rapidamente e trabalhe diretamente com os dados usando ferramentas nativas. Os conjuntos de ferramentas de animação, rigging e modelagem do…

27/05/2021 leandro.paradiso

Seu conjunto de ferramentas maior

O USD esta perfeitamente integrado, permitindo que você carregue e edite grandes conjuntos de dados rapidamente e trabalhe diretamente com os dados usando ferramentas nativas. Os conjuntos de ferramentas de animação, rigging e modelagem do Maya foram atualizados para ajudá-lo a trabalhar mais rápido e com mais precisão, e a versão mais recente do Arnold traz mais velocidade e flexibilidade para seus fluxos de renderização.

Acomode-se, pegue um café (ou chá) e fique por dentro das últimas  atualizações de Maya.

USD Integrado

O Universal Scene Description (USD) de código aberto da Pixar está ganhando espaço nos pipelines de VFX como uma forma de trocar dados 3D entre várias ferramentas de criação de conteúdo digital. Agora, no Maya, você não só pode carregar e editar conjuntos de dados massivos na velocidade da luz, mas também pode trabalhar diretamente com os dados usando as ferramentas nativas do Maya. Também adicionamos robustas funcionalidades para referências, fluxos de edição de dados não destrutivos e suporte para variantes complexas

Carregue e edite velocidade da luz

Um dos muitos benefícios do USD no Maya é a velocidade bruta com a qual você pode trazer grandes conjuntos de dados. Carregue vários gigabytes de dados no Maya em questão de segundos.

Importe e exporte com facilidade

Um novo meio de importação/exportação permite que você pegue dados do

USD e importe-os como dados nativos do Maya, ou pegue dados nativos do Maya e exporte-os como dados do USD, permitindo que você confie no USD como um formato simples e de alta velocidade para transferência dados entre cenas do Maya ou outros aplicativos que suportam USD.

Visualize a estrutura da cena em USD

Tenha acesso a uma visualização leve da estrutura da cena com uma nova janela de visualização da hierarquia USD. Isso pode ser usado para ver o conteúdo de um arquivo USD, bem como definir o estado da cena, incluindo variantes, antes da importação.

Suporte para cenas na memória

Uma estágio (stage) do USD é um contêiner na memória da composição do cenário do USD. O novo nó mayaUsdProxyShape permite fluxos de trabalho nativos do Maya diretamente nos estágio do USD. Isso significa que agora, você pode trabalhar diretamente com dados do USD em editores comuns do Maya, como Viewport, Outliner, Editor de Atributos, Manipuladores, Snapping e muito mais!

Uma experiência Outliner adaptada para USD

Novos recursos no Outliner tornam rápido e fácil identificar e trabalhar com dados em USD no Outliner junto com objetos Maya padrão:

  •    Cores das linhas das ramificações permitem distinguir entre os dados do Maya e não nativos do USD;
  •    Ícones exclusivos para o USD ajudam a reconhecer os tipos Prim e arcos de composição;
  •    Os menus contextuais no botão direito do mouse fornecem acesso às operações comuns baseados no Prim.

Novo editor de camadas

O novo Editor de Camadas USD permite que você crie, visualize e gerencie intuitivamente o grupo de camadas complexo de uma cena USD.

Código aberto e customizável

Além de estar presente no Maya pronto para uso, o plugin do Maya USD está disponível como um projeto de código aberto para você personalizar conforme sua necessidade. Visite o projeto “USD for Maya no GitHub para saber mais.

Python 3

Python 3 é o novo padrão para Maya em todas as plataformas Windows, Linux e Mac OS. No Windows e no Linux, o Maya ainda pode ser iniciado no modo Python 2 configurando uma variável de ambiente ou com um atributo (flag) de linha de comando.

Integração OpenColorIO v2

Sua experiência com o Maya ficou mais colorida com a integração do OpenColorIO v2! OCIO v2 é uma solução completa de gerenciamento de cores usada na pós-produção e em efeitos visuais para garantir que as cores sejam representadas com precisão nas telas. Novas cenas criadas nessa atualização do Maya são baseadas nas novas configurações padrão para gerenciamento de cores que seguem o Academy Color Encoding System (ACES) padrão da indústria.

Saiba mais sobre nosso envolvimento com OpenColorIO aqui.

Poderosas ferramentas de animação

Desenvolva as animações de forma rápida com o novo Ghosting Editor que permite que seja fácil identificar onde as edições precisam ocorrer e quais poses funcionam juntas a animação. Muitas melhorias no Time Editor, incluindo suporte a reprodução em cache e outros filtros no Graph Editor, simplificam o trabalho e economizam o seu tempo.

Novo editor Ghosting

O Ghosting agora aproveita todas as vantagens da reprodução em cache, exibindo as informações que já estão armazenadas no cache. O novo editor Ghosting permite criar imagens que “ecoam” suas animações, dessa forma você pode visualizar o movimento e gerenciar como e quais partes de seus personagens você gostaria de visualizar na Viewport.

Suporte de reprodução em cache para simulações e dinâmicas

Velocidade e desempenho da simulação e dinâmica no cache também foram aprimorados, permitindo que você permaneça focado e itere seu trabalho em tempo real com qualidade.

Suporte para reprodução em cache no editor da linha do tempo (Time Editor)

O Time Editor agora oferece suporte total à reprodução em cache, permitindo que você trabalhe e reproduza sem a necessidade de utilizar o playblast. Ao carregar uma cena com Time Editor Clips, a reprodução em cache não é mais desativada automaticamente.

Clipes de animação aditivos no Time Editor

Agora você pode definir clipes para serem aditivos, dessa forma você pode misturar dois clipes perfeitamente. Por exemplo, um clipe de um braço balançando pode ser mesclado com um clipe de alguém caminhando, mesmo quando a animação avança pra frente no espaço. Se um clipe for definido como ‘aditivo’, ele será definido como relacional ao seu primeiro quadro de animação e adicionado no topo do clipe de animação subjacente.

Melhorias no Graph Editor

Também adicionamos várias melhorias ao Graph Editor, trazendo a você uma experiência de animação mais suave. Um novo filtro Peak Removal torna mais rápido e fácil limpar picos e picos indesejados em curvas de animação e o novo filtro Smooth (Gaussiano) oferece mais controle sobre o alcance e a largura dos efeitos de desfoque. A opção Preserve Tangent Type, anteriormente disponível apenas para a ferramenta Insert Keys (Inserir quadro) no Graph Editor, agora também está disponível na ferramenta Add Keys (Adicionar quadros), ajudando a reduzir a quantidade de tempo necessária para criar formas curvas.

Fluxos modernos de Rigging

Novos fluxos de rigging procedurais independentes da topologia introduzem métodos modernos para definir associação, bem como compartilhar dados entre geometria e operadores (deformers). Com base no já extenso conjunto de ferramentas de operação (deformers) do Maya, também adicionamos novos: Solidify e Morph.

Tags de componente

Tags de componente permitem que a geometria armazene conjuntos nomeados de componentes diretamente em um nó de forma (shape node). Esses conjuntos podem ser passados e usados por outros nós. As tags de componentes fornecem gráficos de deformação mais limpos e eficientes, reduzindo significativamente o número de nós e conexões necessárias para a deformação.

Quedas de deformação (falloffs)

Os quedas (falloffs) de deformação fornecem um novo método para definir a força da deformação. Ao contrário do operador tradicional de intensidade, uma vez definidos, as quedas de deformação podem ser compartilhados e reutilizados de uma maneira topologicamente independente. Você pode tirar vantagem das quedas do deformação com muitos dos deformadores mais comumente usados, incluindo Skin Cluster, Cluster, BlendShape, Proximity

Wrap, Tension, Lattice, Wire, Delta Mush e todos os deformadores não lineares.

Solidify

Em conjunto com as tags de componente, o novo deformador Solidify permite criar áreas de geometria que parecem mais sólidas quando deformadas. Por exemplo, esta nova técnica pode ser usada para definir partes rígidas de um personagem (como pontas ou garras) que devem ser preservadas quando o personagem está sendo deformado por um esqueleto.

Morph

Com o novo deformador Morph, você pode combinar de uma forma para outra. Usando o recurso de pesquisa (lookup), agora é possível transformar uma forma usando apenas um subconjunto de seus componentes. Isso fornece uma alternativa moderna para o deformador BlendShape com benefícios que incluem a aceleração de GPU e independência de topologia.

Atributo “sempre desenhe no topo”

Quando o novo atributo “Sempre desenho no topo” Always Draw on Top) está habilitado no nó de formas Curva, a curva será visível na Viewport mesmo quando ocluída por outros objetos na cena. Isso é particularmente útil para plataformas de controle. As curvas que são usadas como objetos de controle  agora podem ser exibidas na Viewport em cima de outros objetos, melhorando a visibilidade.

Skin binding usando ProximityWrap

Agora você pode usar o deformador Proximity Wrap em vez do nó clássico Skin Cluster ao vincular uma malha a um esqueleto. Ao contrário do Skin Cluster legado, o Proximity Wrap permite que você conduza a geometria com juntas de uma maneira topologicamente independente.

Atualizações da modelagem inspirados pela comunidade

Uma série de adições ao conjunto de ferramentas de modelagem do Maya trazem a você mais controle sobre os modelos. Gere geometrias proceduralmente e ajuste atributos como formas de perfil com a ferramenta Sweep Mesh. Várias atualizações solicitadas pelos usuários também foram feitas para melhorar sua experiência.

Plugin Game Vertex

Um novo plug-in Game Vertex Count cria uma alternativa centrada no jogo para o Poly Count Heads Up Display HUD padrão do Maya. Usando este plugin, você pode estimar com mais precisão como os Assets no Maya afetam o aporte da contagem de vértices in-game antes de exportá-los para a engine.

Este recurso também inclui configurações direcionadas para Unity e Unreal.

Create VR

Create VR é uma ferramenta imersiva de design conceitual que permite iniciar o processo criativo diretamente em 3D. Usando ferramentas de curva e superfície, você pode explorar as formas e geometrias enquanto está totalmente imerso na realidade virtual ao lado de sua arte. Esboços e modelos podem ser facilmente exportados para o Maya para a finalização.

Nota: Create VR não vem com o Maya. Para acessar Criar VR, você precisa baixá-lo da App Store e instalá-lo separadamente. Depois de instalado, Create VR pode ser carregado por meio do gerenciador de plug-ins do Maya e iniciado na interface do Maya.

Atualizações solicitadas pelos usuários

Vocês falaram, nós ouvimos. Nós adicionamos uma série de melhorias no fluxo de trabalho de modelagem com base direta em seu feedback, incluindo aprimoramentos nos Pivot, melhor espessura no Extrude, seleção de laço mais rápida, correspondência, tradução e aprimoramentos de dimensionamento e melhorias de desempenho para fornecer controle preciso sobre as transformações de cena.

Renderização rápida e flexível com Arnold 6.2

O Maya também inclui os novos nós (nodes) de pós-processamento do Arnold, incluindo o Light Mixer e o Bloom para melhor controle dos efeitos de iluminação, bem como ferramentas para eliminação automática de ruído após cada renderização. Com muitos aprimoramentos de GPU, incluindo link de sombra e inicialização mais rápida, agora você pode renderizar cenas de maneira mais eficiente e com suporte adicional para link de sombra. Também colaboramos com vários estúdios para trazer melhorias ao suporte do USD no Arnold, incluindo novo suporte para parâmetros de câmera física, caminhos de pesquisa (search path), visibilidade de autobump, atribuições de material por face e estágios de leitura do cache compartilhado por meio do ID do cache.

OpenColorIO v2 agora está integrado no Arnold. Agora você pode tirar proveito da implementação nativa do OpenColorIO v2 do ACES Academy Color Encoding System) e das melhorias de processamento diretamente no renderizador Arnold.

Leia mais sobre as atualizações no post do blog.

Melhorias na primeira experiência

Por fim, fizemos várias melhorias na interface para que você crie com mais rapidez e controle.

Inicialização mais suave

A experiência do usuário ao iniciar o Maya agora é mais rápida e moderna.

  • O tempo de inicialização foi reduzido significativamente, então você pode começar a trabalhar no Maya muito mais rapidamente.
  • A tela inicial aprimorada inclui uma barra de progresso descritiva, permitindo que você saiba onde o Maya está no processo de inicialização. Por solicitação dos usuários, o splash agora também é exibido assim que o Maya é iniciado e não rouba mais o foco de outras janelas ativas.
  • A interface do Maya agora é exibida e maximizada apenas quando pronta.
  • Agora você pode ocultar a janela Saída Output), a menos que seja especificamente necessário.

Preferências de Startup

Ao lançar uma nova versão do Maya pela primeira vez, você pode escolher quais preferências deseja copiar de uma versão anterior do Maya, incluindo teclas de atalho, estantes (shelves), áreas de trabalho (workspaces), scripts, menus de marcação e cores.

Simulações incrivelmente detalhadas  com Bifrost para Maya

Caso você tenha perdido, uma grande atualização do Bifrost foi lançada em 8 de dezembro de 2020, marcando um marco importante para a programação visual do Bifrost para o Maya. Com o foco em trazer fluxos de trabalho processuais mais ricos para mais áreas do pipeline, esta atualização adicionou recursos poderosos de Scattering, instanciação, volumetria e FX ao Bifrost.

As melhorias de usabilidade também tornaram o ambiente de programação visual mais fácil de navegar.

Saiba mais sobre essas atualizações do Bifrost no blog post.

Postado: Jennifer Watters

Publicado: The Maya Blog

Conteúdo original:https://area.autodesk.com/blogs/the-maya-blog/the-most-powerful-maya-yet/


Cadastre-se em nossa newsletter!

Receba nossos conteúdos em primeira mão
e fique por dentro de todas as nossas novidades.