Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e Red Hat Satellite

O portfólio da Red Hat vai muito além da camada de sistema operacional (SO). No entanto, o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) continua sendo nosso produto principal e nossa maior fonte de receita. O RHEL fornece uma base comprovada para…

14/10/2020 leandro.paradiso

O portfólio da Red Hat vai muito além da camada de sistema operacional (SO). No entanto, o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) continua sendo nosso produto principal e nossa maior fonte de receita. O RHEL fornece uma base comprovada para implantar aplicativos tradicionais e de próxima geração em diferentes implantações e métodos de entrega. Do ponto de vista da receita, a Red Hat tem a maior participação de mercado do sistema operacional Linux.

A IDC estima que, no primeiro semestre de 2018, a Red Hat contabilizou 78% da receita funcional do mercado de sistemas operacionais e subsistemas Linux. Do ponto de vista da remessa de unidade, os dados da IDC mostram que a Red Hat contabilizou 65,5% das remessas comerciais da Linux em 2017.

O Red Hat Satellite é uma plataforma de gerenciamento de configuração de infraestrutura elaborada especificamente para manter a integridade e a segurança do RHEL e dos produtos de infraestrutura da Red Hat e de terceiros distribuídos como RPMs. O Satellite tem como base diversos projetos open source, incluindo Foreman, Katello, Pulp e Candlepin. O Satellite é vendido como uma plataforma de gerenciamento on-premise e projetado para a operação em larga escala em ambientes distribuídos. 

Com esse produto, os usuários do RHEL podem definir e manter ambientes operacionais padrão em todo o ambiente RHEL. Os usuários podem predefinir estados e políticas de configuração e, em seguida, garantir, automaticamente, que os sistemas sejam mantidos conforme o desejado. Quando há patches de segurança importantes disponíveis, o Satellite pode aplicá-los automaticamente em todos os sistemas afetados. Com perfis predefinidos, é rápido provisionar e aplicar patches em novos sistemas. 

O Red Hat Insights, anteriormente oferecido como um serviço SaaS autônomo de análise de configuração do RHEL, está sendo incluído como parte da assinatura do Red Hat Enterprise Linux a partir da versão do RHEL 8 para uso pelos usuários do RHEL 6, 7 e 8 com as assinaturas atuais. O Insights ajuda os clientes a identificar de forma proativa os sistemas que correm risco de vulnerabilidades críticas de segurança, desempenho ou problemas de estabilidade gerados por descuidos ou configurações erradas. O Insights pode recomendar correções de configuração de forma proativa e gerar playbooks do Ansible para automatizar muitas ações recomendadas. 

Em conjunto, o Satellite e o Insights permitem que os clientes do RHEL mantenham proativamente o estado, a configuração, a conformidade e a segurança dos sistemas em locais tradicionais on-premise, na nuvem privada e na pública.


Cadastre-se em nossa newsletter!

Receba nossos conteúdos em primeira mão
e fique por dentro de todas as nossas novidades.