Red Hat quer oferecer primeira plataforma Linux continuamente certificada para automóveis

A Red Hat já possui a plataforma líder em Linux empresarial no mundo, Red Hat Enterprise Linux, mas não quer parar por aí. Recentemente, a marca anunciou sua intenção de distribuir um sistema operacional Linux funcionalmente seguro e em evolução…

22/09/2021 leandro.paradiso

A Red Hat já possui a plataforma líder em Linux empresarial no mundo, Red Hat Enterprise Linux, mas não quer parar por aí. Recentemente, a marca anunciou sua intenção de distribuir um sistema operacional Linux funcionalmente seguro e em evolução para a indústria automotiva.

O projeto está sendo colocado em prática em colaboração com a exida, líder em segurança funcional em diversos setores. A organização é internacionalmente credenciada em certificações, especializada em automação e sistemas automotivos.

A Red Hat e a exida vão trabalhar juntas para conseguir as certificações necessárias para o lançamento da solução. O sistema operacional tem como objetivo receber atualizações contínuas em todo o seu ciclo de vida enquanto mantém as certificações essenciais de segurança funcional.

Com essa característica inovadora, os fabricantes de veículos e seus parceiros conseguirão concentrar em desenvolver experiências inovadoras de direção sem ter que se preocupar com as bases subjacentes, que serão desenvolvidas e mantidas pela Red Hat. Assim, o ecossistema de software automotivo ganha maior flexibilidade.

As duas empresas se uniram para ajudar na preparação para a certificação ISO 26262, uma norma internacional que regulamenta a segurança funcional de sistemas eletrônicos. Essa norma fornece diretrizes sobre como todos os sistemas eletrônicos em um veículo devem ser desenvolvidos e testados, incluindo o software. Além disso, também define um ciclo de vida seguro e verifica se o sistema oferece um nível aceitável de medidas para detectar e minimizar riscos, como camadas comprovadas de redundância em software e sistemas automotivos complexos.

Essa será mais uma solução da Red Hat, que já impulsionou um vasto conjunto de fluxos de trabalhos críticos e globais, de sistemas de informações hospitalares a redes financeiras mundiais. A organização pretende usar essa expertise e aplicá-la em tecnologias operacionais, começando com sistemas automotivos, com potencial para abranger também equipamentos industriais, de robótica e muito mais.


Cadastre-se em nossa newsletter!

Receba nossos conteúdos em primeira mão
e fique por dentro de todas as nossas novidades.