Transformação digital para empresas e profissionais criativos

A transformação digital é para todos, e os criativos não devem ficar de fora. As empresas e profissionais que atuam nas áreas de comunicação, publicidade e propaganda, marketing e outras relacionadas também precisam se atualizar. Neste artigo, você vai saber…

23/06/2020 bowe

A transformação digital é para todos, e os criativos não devem ficar de fora. As empresas e profissionais que atuam nas áreas de comunicação, publicidade e propaganda, marketing e outras relacionadas também precisam se atualizar.

Neste artigo, você vai saber mais sobre transformação digital, os seus impactos e como a indústria criativa pode ser cada vez mais inovadora. Aproveite a leitura!

O que é transformação digital?

A transformação digital promove uma mudança estrutural, e principalmente cultural nas empresas, a partir do uso da tecnologia. E o grande objetivo é melhorar o desempenho, o alcance e os resultados dos negócios. 

Empresas que desejam se incluir na transformação digital precisam entender que a tecnologia deve passar a ter um papel central nos negócios. Ao invés de ser um meio, a tecnologia se torna o fator essencial em todos os processos . 

Não se refere apenas à recursos tecnológicos, mas também à otimização e digitalização de processos, treinamento de colaboradores e uma cultura organizacional totalmente voltada à inovação. 

Os números da transformação digital no Brasil e no mundo

Um estudo da Accenture, feito com 1.550 executivos de todo o mundo, mostra que apenas 22% das empresas se destacam pela sua colaboração interna em prol de uma verdadeira e duradoura transformação digital. 

Entre 2017 e 2019, essas empresas foram 13 vezes mais lucrativas e viram seu EBIT (lucro antes de juros e impostos) aumentar 27%, contra 2,1% das empresas sem investimento no digital

Além dos lucros, as empresas digitais também registram maior crescimento, o que pode ser confirmado pelo levantamento realizado pela McKinsey, entre 2018 e 2019, com empresas brasileiras.

A pesquisa revelou que as empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançaram uma taxa de crescimento do EBIT até 3 vezes maior que as demais – globalmente, os líderes digitais cresceram 5 vezes mais.

As vantagens para empresas e profissionais criativos

Os benefícios da transformação digital para as empresas são conhecidos: otimização de processos, redução de custos, aumento da produtividade etc. 

Mas, e para os negócios e profissionais criativos? Além dessas, conheça as vantagens que caem como uma luva para todos que trabalham com a criatividade.

Experiência do usuário

O tema experiência do usuário, ou User Experience (UX), em inglês, vem sendo amplamente debatido e cada vez mais valorizado entre as empresas que buscam oferecer aos seus clientes a melhor experiência possível.

Para isso, os criativos têm um papel fundamental, até porque a maioria das pequenas, médias e grandes empresas contratam terceiros para a criação de suas peças e campanhas publicitárias.

Hoje, empresas e profissionais criativos não criam apenas anúncios e conteúdos, mas também aplicativos e softwares que facilitam e tornam mais agradável a jornada de compra das pessoas.

Por isso, os criativos precisam se incluir na transformação digital para entregar produtos e serviços ainda mais inovadores que possam ser acessados em desktops, notebooks, tablets e principalmente dispositivos móveis.

Leia também: Home office – como aumentar a colaboração entre seus funcionários

Qualidade das entregas

Os profissionais de criação sabem que os clientes exigem entregas com cada vez mais qualidade, e agilidade. Para oferecer um sem comprometer o outro, os criativos precisam de aplicativos que otimizem seus processos.

Quando uma agência de publicidade, por exemplo, decide contratar um pacote de programas de criação, ela está automaticamente aumentando a qualidade de suas entregas e a produtividade de sua equipe de criativos.

Satisfação do cliente

Um cliente insatisfeito pode manchar a imagem de uma empresa, enquanto um cliente satisfeito pode trazer novos clientes para o negócio, a partir de avaliações positivas e indicações.

Quando empresas e profissionais criativos têm a experiência do usuário e a qualidade das entregas como proposta de valor, a satisfação do cliente é uma conquista que pode trazer novas oportunidades.

Novos modelos de negócio

Uma empresa que consegue se transformar digitalmente expande seus horizontes e tem a possibilidade de desenvolver novos modelos de negócio, para novos tipos de clientes, aumentando seu leque de opções e consequentemente seu faturamento.

Há pouco tempo, as agências de publicidade concentravam suas atividades na mídia impressa: jornais, revistas, catálogos, panfletos, outdoors etc. Hoje, essas mídias se tornaram obsoletas.

Então, as agências focaram nas mídias digitais. Porém, em breve isso não será o bastante e essas empresas precisarão pensar em novas frentes. É aí que entra a transformação digital.

Segurança da informação

Para entregar mais e melhor, as empresas e profissionais criativos não podem continuar sofrendo com programas piratas e limitados que comprometem a segurança da informação e prejudicam a produtividade das equipes.

Para tornar a transformação digital uma realidade, é preciso investir em soluções confiáveis, que garantam a proteção dos dados da empresa e principalmente dos clientes e usuários.

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