Tendências na transformação digital para o mercado de construção civil

Tendências na transformação digital para o mercado de construção civil para se destacar na área e investir em recursos que elevem o setor!

31/05/2021 bowe

A área da construção civil está sempre em constantes mudanças devido ao cenário econômico. Com a pandemia, este foi um dos setores que foram afetados por toda a situação. Para se destacar na área e conseguir um crescimento mesmo em momentos mais delicados é preciso investir em recursos que elevem o setor e que facilitem a rotina de trabalho.

A tecnologia vem renovando e inovando a passos largos em todos os diversos setores. Na construção civil, o digital também atua de forma a otimizar o tempo e melhorar a eficácia. Uma área que necessita de facilidade e agilidade reduzindo custos e fazendo uma boa gestão. 

Mas só a mudança tecnológica não é suficiente para se ter um setor em constante crescimento. É preciso ter uma equipe em sintonia e sincronia com todos os processos digitais. É importante que todos os cargos, sem exceção, tenham contato e/ou conhecimento a respeito das ferramentas digitais implantadas pela empresa.

Leia o artigo e conheça mais sobre as tendências tecnológicas para a área da construção civil!

Inovações tecnológicas aliadas à construção civil

A transformação digital no mercado de construção civil vem crescendo e com expectativas de crescimento para o ano de 2021. Um dos maiores problemas enfrentados em 2020 foi o desabastecimento. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o principal problema que eles enfrentaram no 3º trimestre do ano foi a falta ou o alto custo de matéria-prima.

Através de projeções da CBIC, o setor deverá ter um aumento de 4% em seu Produto Interno Bruto (PIB), após uma queda de 2,8% em 2020 – muito por conta da pandemia da COVID-19. Se for confirmado essa evolução, será a maior alta desde 2013, colocando o setor como um dos mais fortes em crescimento no ano de 2021 ultrapassando o PIB brasileiro do ano que terá um crescimento de 3,2%, segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

As necessidades do mercado estão cada vez mais criteriosas e o setor precisa evoluir juntamente com todas as ferramentas tecnológicas. Ferramentas e softwares adequados são a chave para o sucesso das empresas. Pequenas atividades da rotina podem ser facilitadas e feitas com uma margem bem menor de erros como por exemplo: reduzir problemas como atrasos na obra, falhas de replanejamento, orçamentos estourados, sobrecarga das equipes e outros problemas ainda muito comuns.

Principais tendências para o setor

Investir em tecnologias que proporcionem uma alta performance para o setor de construção civil é a escolha certa nos novos tempos, mas além disso o importante é saber escolher programas de alta qualidade e que sejam adequados para cada tipo de processo. Uma boa gestão e planejamento alinhados a bons softwares é a certeza de resultados eficazes. A escolha deve ser baseada em qualidade e nível de retorno para o que se é proposto e não valores. 

Existem muitas dúvidas na hora de fazer a escolha certa das ferramentas, por isso listamos algumas tendências da nova fase tecnológica que estão a favor do setor de construção civil.

Robótica

O uso de inteligência artificial é cada vez mais uma realidade necessária em vários setores. Na construção civil é um grande avanço em algumas fases da rotina de trabalho, como por exemplo, ser implementada em canteiros de obra, reduzindo desperdícios, se tornando mais sustentável e suprindo o aumento da demanda. 

Com o ano de 2021 com boas expectativas para o setor e, consequentemente, o aumento de demandas, adquirir peças robotizadas reduz tempo de trabalho, equilibra a gestão de cronogramas, reduz custos do produto final e elimina erros no corte das peças.

Lean Construction

Uma forma prática de aumento da produtividade no setor com redução de desperdícios, gargalos, tempos de espera e superprodução. O lean construction significa construção enxuta, em inglês. É um excelente método e um dos mais importantes para se gerenciar projetos. Dentre seus benefícios, listamos:

  • Redução de custos;
  • Redução no tempo de entrega;
  • Verifica atrasos para manter logística de tempo;
  • Logística de espaços e entregas.

Big Data

Coletas, análises e uso de grande volume de dados é o que a tecnologia chama de big data. A construção civil é um dos setores que mais cresce economicamente no país, mas também um dos que mais apresentam número de desperdícios, responsável pelo consumo de 40% a 75% da matéria-prima produzida no planeta.

Com um bom planejamento voltado para a redução de desperdícios os resultados terão melhores aumentos. Com a tecnologia a favor é possível manter uma empresa totalmente equilibrada, evitando desperdícios de materiais, atrasos nas obras e orçamentos bagunçados. 

Através de dados, é possível para os gestores terem um controle total de tudo o que está acontecendo em uma única ferramenta. O big data facilita a relação de dados que podem ser analisados para gerar correlações, padrões e insights, além de ser uma forma mais sustentável para a empresa.

Internet das Coisas

Com as mudanças tecnológicas no ramo mercadológico, até o uso de objetos na rotina de trabalho podem ganhar um avanço digital para ajudar na eficácia das atividades. Segundo a previsão da Juniper Research, por meio de pesquisa divulgada em 2018, estima-se que até 2022 teremos cerca de 50 bilhões de dispositivos IoT pelo mundo.

Com a internet das coisas ou IoT, é possível  monitorar obras, visualizar projetos com realidade virtual, prever erros futuros e automatizar tarefas no setor da construção civil. Através do mundo virtual da IoT, é possível fazer um acompanhamento diário da evolução da obra fazendo previsões do que é preciso ajustar e/ou reavaliar. Ter um total controle de estoque também é outro ponto positivo de se manter uma ferramenta como essa.

Computação em nuvem

Nada mais prático para uma empresa do que ter todas as informações importantes que vão desde dados internos até os finais que precisam ser repassados para os clientes. Um projeto bem organizado através da computação em nuvem traz uma interação maior das equipes que estarão sempre bem preparadas e treinadas para qualquer situação. 

Utilizando drives compartilhados, que permitem o acesso de todos os seus funcionários ao mesmo tempo, é possível ver e fazer alterações a qualquer hora em qualquer lugar sem a preocupação de possíveis perdas de informações e dados.

Clique aqui e conheça 7 tipos de ferramentas colaborativas que toda empresa deve ter.


Cadastre-se em nossa newsletter!

Receba nossos conteúdos em primeira mão
e fique por dentro de todas as nossas novidades.