Banco de imagens: 6 motivos para a sua empresa contratar um

O banco de imagens se trata de uma biblioteca de imagens online, geralmente com milhões de itens de alta resolução como imagens, vídeos, animações, templates e outros ativos. Neste artigo, você vai descobrir se vale a pena, porque é uma…

13/07/2020 bowe

O banco de imagens se trata de uma biblioteca de imagens online, geralmente com milhões de itens de alta resolução como imagens, vídeos, animações, templates e outros ativos.

Neste artigo, você vai descobrir se vale a pena, porque é uma opção melhor que produzir fotos em estúdio e as vantagens de contratar um banco de imagens para o seu negócio. Aproveite a leitura!

Vale a pena contratar um banco de imagens?

Sim, com certeza. Pelo menos se você quer causar uma boa impressão aos consumidores e clientes da sua empresa, através de anúncios, campanhas e até mesmo apresentações Power Point com imagens de qualidade que sejam autorizadas pelos autores.

Existem diversos bancos de imagens gratuitos, porém, a maioria deles oferece itens com baixa qualidade, e muitas vezes sem os direitos autorais dos devidos criadores desses conteúdos.

O uso não autorizado de imagens pode acarretar diversos problemas às empresas, desde repercussão negativa no mercado e reparações financeiras até processos judiciais e condenações previstas na constituição.

Para evitar qualquer tipo de retaliação, a melhor opção é contratar um banco de imagens pago. Assim, o seu negócio pode usar imagens, vídeos e outros ativos de alta resolução sem se preocupar.

Banco de imagens x fotos produzidas

Para ter fotos produzidas, em estúdio ou ao ar livre, você terá custos com deslocamento, aluguel do espaço (se for o caso), fotógrafo, modelos, maquiagem, estrutura para as fotos, entre outros.

Esses gastos só fazem sentido para marcas de roupas e acessórios, que precisam de pessoas usando seus produtos. Para as demais empresas, esse é um gasto desnecessário.

Contratando um banco de imagens, você tem imagens, vídeos, gráficos, templates, animações em 2D e 3D, paletas de cores, entre outros ativos, por um preço fixo, de acordo com o pacote escolhido.

Portanto, entre fotos de estúdio e banco de imagens, a segunda opção é sem dúvidas a com o melhor custo-benefício.

banco de imagens

6 motivos para contratar um banco de imagens

Caso você ainda não esteja convencido, listamos abaixo 6 motivos para que a sua empresa contrate um banco de imagens. Confira!

1. Qualidade

A primeira impressão é a que fica. E com um banco de imagens, você pode passar a melhor possível. Isso porque a qualidade das imagens que você usa interna e externamente pode fazer toda a diferença.

A qualidade de uma imagem não se refere apenas aos pixels, tamanho e resolução do arquivo. Para chegar na melhor imagem, o fotógrafo precisa pensar em diversos fatores como ângulo, iluminação, contraste, fundos fáceis de recortar, entre outros.

E isso você não encontra em bancos de imagens free. Para contar com os melhores ativos para projetos específicos, a melhor opção é um banco de imagens pago, que tenha uma grande variedade de itens.

2. Variedade

Outra vantagem dos bancos de imagens pagos é a variedade. Alguns modelos de bancos de imagens free já são conhecidos na internet, e acabam até virando “meme”, pois aparecem em todos os lugares.

Para evitar usar imagens “batidas”, o ideal é contratar um banco de ativos que seja atualizado constantemente pelos seus fotógrafos profissionais, amadores e demais colaboradores.

3. Agilidade

Encontrar a imagem perfeita em um banco de imagens pago é muito mais rápido em relação à um banco free. Isso porque os bancos pagos usam tecnologias como Machine Learning e até Inteligência Artificial para facilitar a sua procura.

E você sabe: tempo é dinheiro. Quando sua equipe de criação economiza tempo na hora de procurar imagens, ela consegue focar em atividades estratégicas que agreguem valor ao negócio.

4. Produtividade

Além de serem mais rápidos, seus designers, UX designers, arte-finalistas, desenvolvedores e demais criativos também serão mais produtivos com um banco de imagens profissional.

Se eles podem encontrar as melhores e mais variadas imagens, no menor tempo possível, todo o processo de criação é otimizado, e eles conseguem ser ainda mais produtivos.

5. Disponibilidade

A partir do momento que você escolhe e compra um ativo em um banco de imagens, ele se torna propriedade sua, para sempre. Ou seja, você não corre o risco de perdê-lo.

Os bancos de imagens profissionais têm servidores com grandes capacidades de armazenamento, para que você possa encontrar os seus ativos sempre que precisar, a qualquer hora e de qualquer lugar, e até mesmo incluí-los nas bibliotecas compartilhadas de ativos para os projetos nos quais seus times estão trabalhando, se utilizarem as ferramentas mais modernas de criação de conteúdo.

6. Inspiração

A inspiração vem quando a gente menos espera, não é mesmo? Porém, quando você acessa e começa a olhar vários ativos em um banco de imagens, as ideias começam a aparecer.

Muitos profissionais criativos têm esse costume. Isso porque nos bancos de imagens são infinitas as opções de imagens, vídeos e muito mais, em diversos estilos, texturas e ângulos diferentes.

Crie algo incrível com Adobe Stock

Adobe Stock é um banco de ativos criado por criativos, para criativos, que usa Machine Learning e Adobe Sensei, a Inteligência Artificial da Adobe, para que você encontre milhões de ativos com facilidade e rapidez.

Adobe Stock tem mais de 125 milhões de ativos de alta resolução, mais de 80 mil itens adicionados diariamente e 180 mil contribuidores ao redor do mundo.

Com Adobe Stock, você encontra imagens, vídeos, templates, animações em 2D e 3D, paletas de cores e muito mais. Para criar algo incrível, você tem integração total com Photoshop, Illustrator, InDesign e outros apps de Creative Cloud.

Clique aqui e contrate Adobe Stock para o seu negócio.

banco de imagens

Cadastre-se em nossa newsletter!

Receba nossos conteúdos em primeira mão
e fique por dentro de todas as nossas novidades.