Fotografia virtual e sintética: tudo o que você precisa saber em um só lugar
Você já trabalha com fotografia virtual? Confira neste post o potencial desse recurso e como usá-lo em seu dia a dia!
17/05/2023 MCC OutMarketing
A tecnologia 3D está promovendo uma revolução no mercado de fotos com a fotografia virtual. O recurso é um grande aliado dos profissionais criativos, especialmente da área de marketing.
No entanto, apesar de representar um grande avanço para o mercado, estamos falando de uma tecnologia nova e que ainda gera dúvidas sobre suas funcionalidades e possibilidades. O blog da PARS foi criado para impulsionar a inovação em todos os segmentos e, por isso, não podemos deixar de falar sobre o assunto.
A seguir, reunimos tudo o que você precisa saber para começar a usar a fotografia virtual e sintética em seus próximos projetos. Confira!
Afinal, o que é uma fotografia virtual?
A fotografia virtual, também conhecida como fotografia sintética, é uma imagem criada por computador para parecer uma foto real. Ou seja, você não precisa de nenhuma câmera, luz ou fotógrafo profissional para produzi-la.
Em síntese, estamos falando de uma ilustração digital de uma cena real, gerada a partir de softwares de modelagem 3D. Assim, o recurso é revolucionário e rompe inúmeras barreiras criativas e orçamentárias, dando mais liberdade para criar e recriar qualquer cena.
É interessante dizer que o recurso surgiu no mercado de games e efeitos visuais, mas rapidamente se expandiu para outras indústrias. Aliás, já é utilizada no segmento de marketing e por grandes marcas, como a Coca-Cola e Amazon.
4 motivos para usar a fotografia virtual em seu negócio
Em primeiro lugar, precisamos deixar claro que a fotografia virtual é uma tendência que está disponível para qualquer profissional e negócio. Em outras palavras, não só as grandes marcas podem aproveitar seus benefícios.
A grande verdade é que esse recurso é muito democrático e tem viabilizado projetos de marketing que geram grandes receitas com um baixo custo envolvido. E não para por aí!
Confira mais alguns motivos para investir na fotografia sintética em seu dia a dia!
1. Redução de custos
O relatório da Pfeiffer destaca que é possível economizar 9 vezes mais tempo e recursos ao substituir uma sessão tradicional por um fluxo em 3D. Por si só, isso já representa uma grande economia para as empresas. Porém, a redução de custos não se restringe a esse ponto.
Quando pensamos em fotografia virtual, há uma redução de custos em outros aspectos, como:
- dispensa o uso estúdios e equipamentos caros de fotografia;
- permite recriar qualquer cena em 3D, sem precisar se deslocar até o local para capturar a imagem, como no método tradicional;
- menor demanda por profissionais de fotografia e edição.
2. Liberdade e flexibilidade criativa
Não existem barreiras criativas com a fotografia virtual. Afinal, tudo é feito digitalmente, com qualidade, perfeição, flexibilidade e muito mais agilidade.
Com a ajuda de um software 3D, é possível criar cenas complexas e ultrarrealistas sem grandes dificuldades. Aliás, vale destacar que o trabalho colaborativo de vários designers pode garantir resultados ainda mais criativos.
Outro diferencial é a possibilidade de fazer alterações no projeto a qualquer tempo. Ou seja, sua equipe pode mudar a iluminação, a posição do objeto, as cores e até o cenário completo rapidamente.
3. Muito mais rápida que a fotografia tradicional
Enquanto a fotografia tradicional exige um grande esforço operacional, a fotografia virtual pode ser criada na velocidade de um clique.
Isso porque, os softwares são projetados para agilizar o trabalho, fornecendo elementos pré configurados e ferramentas de edição inteligentes. Com isso, as equipes poupam tempo e conquistam resultados ainda mais realistas e surpreendentes.
4. Mais sustentável
O quesito sustentabilidade também é ponto positivo desse recurso. Isso porque, investir na renderização 3D e na fotografia sintética ajuda a reduzir as emissões de carbono da empresa em até 98%.
Além de minimizar a demanda por papel e outros insumos fotográficos, o fluxo digital da fotografia virtual reduz o descarte de itens físicos usados para compor ambientes cenográficos. Assim, além de poupar recursos, a empresa ainda passa a ser mais sustentável.
Esse é um enorme diferencial em um mercado cada vez mais preocupado com a redução dos impactos ambientais e com as práticas ESG.

Fotografia sintética na prática: conteúdo visual de ponta com inovação
O mercado atual é extremamente acirrado e exigente. Por isso, para se destacar, é preciso mais do que criatividade: é preciso inovar e se adaptar às novas ferramentas e soluções disponíveis.
A fotografia virtual pode ser facilmente integrada ao dia a dia de designers, produtores e empresas de marketing. Afinal, com prazos e orçamentos cada vez mais limitados, esses profissionais contam com a tecnologia para continuar entregando bons projetos.
Quer ver como ela pode ser usada na prática? Acompanhe e inspire-se!
Coloque seu produto em qualquer lugar do mundo
A fotografia virtual não remove apenas as barreiras criativas, ela também elimina as barreiras geográficas. Graças a ela, você pode simular ambientes e monumentos famosos e inserir o seu produto ou marca na paisagem.
A vantagem é que tudo isso é feito sem sair do lugar. Ou seja, você economiza tempo, dinheiro e ainda cria conteúdos visuais altamente chamativos para a sua audiência.
Uma plataforma faz todo o trabalho de renderização, garantindo um resultado ultrarrealista, que não deixa nada a desejar em relação a uma foto real.
Crie cenas e composições com seu estoque de imagens
Sabe aquele seu estoque de imagens? Você pode usá-lo para criar um ambiente totalmente do zero, aproveitando os recursos disponíveis.
Muitas vezes uma foto de produto pode ser o ponto de partida para a criação de uma nova identidade visual e de uma campanha com um novo foco. Isso traz mais flexibilidade criativa para a equipe de marketing e para os designers e pode gerar resultados extraordinários e que engajam a audiência.
Invista em visualização 360 de lojas e produtos
A fotografia virtual abre as portas da inovação da empresa ao possibilitar a composição de cenas 3D em 360 de ambientes ou produtos. Assim, é possível entregar uma experiência muito mais rica e imersiva para o cliente.
Empresas com loja virtual têm em mãos uma poderosa ferramenta. Isso porque, seus clientes conseguem conferir a imagem do produto em diversos ângulos, girar, ampliar, alterar estilo, cor e tamanho com um só clique.
Dê o próximo passo para a revolução do processo criativo!
À medida que mais produtores de conteúdo, designers e profissionais de marketing exploram as possibilidades da fotografia virtual, fica claro que o setor já iniciou uma revolução no fluxo de trabalho criativo.
Portanto, esse é o momento ideal para inovar e se adaptar a essa tecnologia. Como vimos, ela tem diferenciais importantes e pode simplificar rotinas e impulsionar os resultados do negócio com conteúdos ultrarrealistas, com baixo custo e agilidade.
Para se aprofundar no tema, confira também nosso post sobre o Adobe Substance 3D e conheça melhor a nova geração do 3D!